sábado, 15 de junho de 2013

Nossa Senhora do Porto - Padroeira de Morretes-Paraná

NOSSA SENHORA DO PORTO - PADROEIRA DE MORRETES-PARANÁ.









HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO

Fundada em 1721, quando o Ouvidor Rafael Pires Pardinho determinou que a Câmara Municipal de Paranaguá demarcasse 300 braças em quadra local, onde seria a futura povoação de Morretes.
Em meados do século XVIII mudou-se para o povoado de Morretes
o Capitão Antônio Rodrigues de Carvalho e sua mulher, dona Maria Gomes Setúbal, construindo uma capela sob a invocação de NOSSA SENHORA DO PORTO e Menino Deus dos Três Morretes.
_____________________________
_____________________________


'FESTA DE NOSSA SENHORA DO PORTO'



Data que ocorre: 08 de setembro.
Periodicidade: Anual.
Ano da 1ª Realização: Em 15 de julho de 1769 foi celebrada a 1ª Missa Festiva.
Quem promove o evento: Paróquia de Nossa Senhora do Porto.
Endereço ou localização: Igreja Matriz, Rua Coronel Modesto, s/n.
Descrição: A partir de 1849, a Festa da Padroeira é realizada no dia 08 de Setembro, data em que é celebrada a Natividade de Nossa Senhora. Neste mesmo dia, na volta da Procissão, ao subir a rampa da Igreja, a imagem da Padroeira que havia sido doada pelo Capitão Antonio Rodrigues e sua esposa Maria Pinheiro de Carvalho, caiu do andor, e por ser de barro, espatifou-se no chão, o que causou profundo pesar entre os fiéis.
Com a ajuda dos paroquianos foi adquirida uma nova imagem, provinda da Bahia, esculpida em madeira (jacarandá) que permanece até os dias de hoje, na Matriz.
Em preparação a Festa são realizadas 9 novenas, e no dia da Festa é celebrada missa solene, e ao término, festa externa, onde é servido churrasco e o tradicional barreado.
Às 18h, sai a Procissão com o andor de Nossa Senhora adornado com orquídeas da região, e pelas ruas por onde passa as casas são enfeitadas com flores, ao lado de imagens de Jesus e de sua Mãe, Maria Santíssima.

Fonte> Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Morretes - 25/02/2005.
________________________________
________________________________

IGREJA NOSSA SENHORA DO PORTO. 
  MORRETES - PARANÁ - BRASIL


Via Sacra pintada a óleo, obra do famoso
pintor morretense Theodoro De Bona.

Pesquisa nº 1
A Igreja Matriz de Morretes possui uma história bastante peculiar e interessante. Nos seus primórdios, a cidade possuía apenas uma humilde capela (que teve sua construção autorizada pelo papa em 1769) e a população carecia de uma igreja que marcasse a presença da fé católica. Na época era condição obrigatória que as cidades possuíssem ao menos uma igreja.

A igreja atual teve sua construção iniciada em 1812, no mesmo local onde encontrava-se a antiga capela e em um dos pontos mais elevados da cidade.

A igreja foi finalmente inaugurada em 1850 e em seu interior encontra-se toda via sacra pintada a óleo, obra do famoso pintor morretense Theodoro De Bona. Seu interior é realmente muito bonito.

Foi batizada como Igreja Nossa Senhora do Porto, pois durante uma procissão em 1849, a imagem de Nossa Senhora do Porto, Padroeira da Vila, caiu do andor, fazendo-se em pedaços. No mesmo ano, foi encomendada uma imagem vinda da Bahia, esculpida em madeira, com revestimento de gesso.

Em frente a igreja está instalado um sino vindo de Portugal, com o brasão do Império, fundido no ano de 1854, além de uma cruz que data da passagem do século e um relógio em sua torre que funciona desde a Fundação da igreja. Localiza-se no Largo da Matriz.

Texto livre e adaptado da internet.
__________________________________
__________________________________



Pesquisa nº 2
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto

Dada a obrigatoriedade pela corôa portuguesa, à prática religiosa na época, Morretes ressentia-se de uma igreja. Por esta razão, em 1769 obteve licença do Papa para a construção de uma capela devotada à Nossa Senhora. Em meados de 1812, começou a construção da atual Igreja Matriz, no mesmo local da primitiva capela, num dos pontos mais elevados da cidade. Numa procissão, em 1849, a imagem de Nossa Senhora do Porto, Padroeira da Vila, caiu do andor, fazendo-se em pedaços. No mesmo ano, foi encomendada uma imagem vinda da Bahia, esculpida em madeira, com revestimento de gesso. Inaugurada em 1850, possui em seu interior uma Via-Sacra a óleo executada pelo famoso pintor morretense Theodoro De Bona. Em frente a igreja está instalado um sino vindo de Portugal, com o brasão do Império, fundido no ano de 1854, além de uma cruz que data da passagem do século e um relógio em sua torre que funciona desde a fundação da igreja. Localiza-se no Largo da Matriz.



______________________________

______________________________



ALGUMAS IMAGENS DA IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PORTO.





Sino vindo de Portugal, com o brasão do Império,
fundido no ano de 1854.
































_________________________________
______________________________
__________________________

Um comentário:

  1. Por que Nossa Senhora do "Porto". Por acaso o sino veio da cidade do Porto em Portugal?

    ResponderExcluir

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!