terça-feira, 27 de agosto de 2013

História do Iate Clube de Morretes

HISTÓRIA DO IATE CLUBE DE MORRETES.


Renato Cordeiro de Freitas
Comodoro - 2004 a 2014
'10 anos de pura dedicação ao Clube'
Dr. Alcídio Bortolin
Primeiro Comodoro:
- 1960 a 1962 -
depois:- 1969 a 1970.
___________________________

História do Iate Clube de Morretes
Fundação

O Iate Clube de Morretes foi fundado em 29 de junho de 1960 por um grupo de amigos com grande paixão pelos esportes náuticos e a pesca.
Nos tópicos seguintes você poderá conhecer o resumo da Ata da primeira reunião, como também, a Ata da fundação do clube e eleição da primeira Diretoria.

Ata da Primeira Reunião de Amigos

Aos vinte e dois dias do mês de junho de mil novecentos e sessenta, reuniram-se na sala da rua General Carneiro nº 137, os amigos que assinam esta ata, todos entusiastas da pesca e do esporte náutico, para tornar realidade uma ideia surgida há tempos, da fundação em Morretes de um Iate Clube, a exemplo dos congêneres já existentes em Guaratuba, Paranaguá e Antonina. Embora não seja Morretes banhada pelo mar, não contando pois com as facilidades e privilégios das cidades vizinhas, nem por isso tem sido menos apreciado entre nós o esporte náutico. Utilizando-se do curso das águas do nosso Nhundiaquara, a partir do tradicional porto fluvial de Barreiros, atingindo-se em seguida as baías de Antonina e Paranaguá e as diversas ilhas existentes. Em Barreiros já existem diversos ranchos de particulares, idealizando-se reuni-los em uma ampla e moderna garagem para abrigo dos barcos. O incremento do turismo foi outro motivo que levou os amigos aqui reunidos a tomar esta iniciativa, tendo em vista o elevado número de pessoas de outras localidades que procuram as águas piscosas de Morretes e para a apreciação das belezas naturais deste município, tantas vezes reproduzidas nas telas dos artistas pintores. Discutindo-se sobre os recursos para levar a efeito este empreendimento, chegou-se à conclusão de que é possível reuni-los, pois não faltará, com certeza, a colaboração de todos os interessados, além de uma contribuição dos poderes públicos, que se irá pleitear. Ficou então combinado entre os presentes, que em data de dezoito de julho próximo, haja uma Assembléia Geral com todos os interessados para a fundação do Iate Clube, organizando-se nessa ocasião a sua primeira diretoria e apresentando-se já uma planta da garagem para abrigo dos barcos e outras obras complementares. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião.
Eu, LAURO CONSENTINO, servindo de secretário, escrevi e assino a presente ata juntamente com os demais presentes:

- Lauro Consentino
- Alcídio Bortolin
- Genor Cesário da Silva
- Moacyr França
- Joaquim Luz de Souza
- Augusto Fernando de Araújo
- Ari Jachalski
- João Jazar
- Henrique Jachalski
- João Gaio Cordeiro
- Zadislau Duszczak

Ata de Fundação e Primeira Diretoria

Aos dezoito dias do mês de julho de mil novecentos e sessenta, reuniram-se na sala da rua General Carneiro nº 137, os diversos amigos e admiradores do esporte náutico que esta ata assinam, os quais são considerados sócios fundadores para o fim especial da fundação de um Iate Clube, dando assim, prosseguimento à ideia surgida há tempos e que constou da reunião preliminar do dia vinte e sete de junho p. passado. Pelo elevado número de pessoas presentes, atendendo ao convite para este fim formulado, verificou-se com satisfação que a iniciativa teve entusiástica acolhida por parte dos morretenses, o que mais animou os líderes do movimento a levar avante a ideia. Inicialmente, o sr. Lauro Consentino leu a ata da reunião do dia vinte e sete de junho p. passado pela qual as pessoas que não fizeram parte daquela reunião ficassem sabendo dos fins desta Assembléia. Seguindo-se com a palavra o sr. João Jazar, que expôs outros detalhes, exibindo um projeto da futura sede, que compreende a garagem para abrigo dos barcos, a sala para reunião, instalações sanitárias, etc... projeto esse de autoria do sr. Arnaldo José Malucelli. Ficaram todos os presentes de acordo com a fundação do Iate, considerando ótimo o projeto da sede, dependendo a sua aprovação da possibilidade de recursos a serem estudados nas próximas reuniões. Para dar um andamento mais objetivo aos trabalhos, foi proposto a organização de uma diretoria, para o que reuniu-se um grupo de pessoas para estudo de uma chapa. Tendo ficado deliberado que fosse a diretoria escolhida por aclamação, o secretário leu a chapa organizada, pedindo aos presentes que se pronunciassem a respeito, podendo sugerir modificações já que é indispensável a livre troca de ideias nesse sentido. Unanimemente foi aprovada a chapa organizada, pelo que a diretoria fundadora ficou assim constituída:

Diretoria: 1960 a 1962

- Comodoro: DR. ALCÍDIO BORTOLIN
- Vice-Comodoro: DR. GENOR CESÁRIO DA SILVA
- 1º Secretário: LAURO CONSENTINO
- 2º Secretário: NARCISO MARQUES DA SILVA
- 1º Tesoureiro: JOÃO JAZAR
- 2º Tesoureiro: JOÃO HOSNY GONSALVES
- Diretor de Sede: ZADISLAU DUSZCZAK
- Orador: DR. SIDNEY ANTUNES DE OLIVEIRA

Com área de aproximadamente 650.000 m², o Iate Clube de Morretes compartilha com você a tranqüilidade e beleza da mata atlântica, dispondo aos associados uma área construída de 3.798,40 m².

Hoje com uma estrutura de 4 hangares cobertos, área para camping, parque aquático, restaurante/lanchonete e salão de jogos, onde a sua diversão e de toda a sua família se tornará mais completa.
- Iate Clube de Morretes, com você e sua família.

Localização

O Iate Clube de Morretes está situado na localidade de Porto de Barreiros, a mais ou menos 7 quilômetros da cidade de Morretes, que por sua vez fica a 68 quilômetros de Curitiba.
Saindo de Curitiba, o acesso é feito pela BR-277 em direção a Paranaguá, entrando a esquerda no trevo para Morretes por mais 13 Km. Chegando na cidade, na bifurcação da rodoviária com o Posto Robassa, vire à direita em direção à Antonina e Guaraqueçaba, passe a ponte sobre o Rio Nhundiaquara e, logo em seguida, vire à direita na estrada para o Porto de Barreiros.
Saindo de Curitiba, o acesso pode ser feito pela BR-116 em direção a São Paulo até o trevo para a Estrada da Graciosa, é uma estrada centenária, corta a Serra do Mar passando por São João da Graciosa, Porto de Cima e Morretes.
A estrada que leva ao Clube é asfaltada e sua extensão é de 7 Km.
Existe uma placa indicando o Iate Clube logo após a ponte sobre o Rio Nhundiaquara em Morretes.
Da sua sede até a baía de Paranaguá, leva-se em média, com embarcação de médio porte, mais ou menos, de quinze a vinte minutos para alcançar o mar.
Existem diversas opções de passeios e pescarias, tanto no rio Nhundiaquara como nas baías de Antonina e Paranaguá como: canais, afluentes e manguezais.

Fonte/Origem: Site do Iate Clube de Morretes














COORDENADAS GEOGRÁFICAS: 25 graus 28´12´´ SUL 48 graus 49´45´´ OESTE

Conforme rege o seu Estatuto Social, o clube têm capacidade de associados limitada em 250 sócios. Por isso o ambiente dentro do clube é bem familiar. Todos se conhecem, todos são amigos. E com isso, o clube têm a capacidade de atender bem ao associado.

- Área pertencente ao Clube: 650.000 m²
- Área construída: 3.798,40 m²
- Área livre: 646.201,60 m²

Hangares
- O clube possui quatro hangares para guarda de embarcações medindo: três deles 15 m de largura por 30 m de comprimento e um medindo 15 m de largura por 45 m de comprimento, com mezanino.














Parque Aquático
- O clube possui atualmente uma piscina com profundidade média de 1,70 metros, e futuramente será construída também uma piscina infantil.





Camping
- O clube possui também ampla área para camping, com quadras para colocação de barracas e churrasqueira coletiva, em local à beira do rio Nhundiaquara.








Restaurante e Lanchonete
- Nosso clube dispõe de um pequeno mas aconchegante restaurante, chamado carinhosamente de Buraco do Badejo, sugestão de alguns amigos. No restaurante servimos bebidas, aperitivos e lanches.


























Salão de Jogos
- O Iate Clube de Morretes possui cancha de bocha, mesas de sinuca e ping-pong.





Homenagem ao saudoso amigo/sócio diretor do Clube: 
Arlindo Guerro
Homenagem ao saudoso amigo/sócio diretor do Clube: 
Arlindo Guerro






























Homenagem ao saudoso amigo/sócio diretor do Clube: 

Arlindo Guerro.












Renato Angelino Bastos, com os filhos: Renatinho Silva Bastos e Leandro Silva Bastos
Em pé: Antonio Aquilino Borges, Ezequiel Martins da Silva, Marcos Flávio Malucelli, Sérgio Conforto, Luiz Sguário de Azevedo e Marcos Pereira.  Agachados: Edmur de Freitas, Renato Cordeiro de Freitas e Carlinhos Skiba.

Da esquerda p/direita: Ezequiel Martins, Marcos Pereira, Renato Cordeiro de Freitas (comodoro) e Vitinho.


Da esquerda p/direita: Ezequiel Martins, Marcos Flávio Malucelli, Noel Rosa e Renato Cordeiro de Freitas.


 Acesso Nhundiaquara 
- Trapiche flutuante para embarque e desembarque.
- Ampla rampa de acesso ao rio com 10 metros de largura por 34,20 metros de comprimento, auxiliada por guincho elétrico com capacidade para embarcações de até 29 pés.
















Comodoro 2014/2016
Luiz Sguário de Azevedo
Diretoria do Clube - Aniversário do Iate Clube de Morretes 
55 anos - Junho de 2015











DIRETORIA: 2014/2016
Comodoro: Luiz Sguário de Azevedo
Vice-Comodoro: Thomaz J. Bortolin
1º Secretário: Marcos Flávio Malucelli
2º Secretário: Edilberto Possamai
1º Tesoureiro: Renato Cordeiro
2º Tesoureiro: Sérgio Conforto
Orador: Darcicly de Souza Junqueira
Diretor de Sede: Edmur Carlos Freitas
Diretor de Educação e Assistência Social: João Carlos Caron

CONSELHO DELIBERATIVO
- Jorge Roberto Scremin
- José Alberto Vieira Resina de Almeida
- Wanderlei Maceno
- Décio Luís Schmidt
- João dos Santos
- José Jacó Israel Santos
- Antônio Luiz Cavagnolli

SUPLENTES DO CONSELHO
- Wilson Simão
- Francisco Luís Biudes
- Antônio Yim Fung Lo
- Olavo Francisco Rebello Júnior
____________________________
____________________________


DIRETORIA: 2012/2014
Comodoro: Renato Cordeiro de Freitas
Vice-Comodoro: Luiz Sguário de Azevedo
1º Secretário: Marcos Flávio Malucelli
2º Secretário: Cícero Luiz Consentino Júnior
1º Tesoureiro: Antônio Luís Cavagnolli
2º Tesoureiro: Sérgio Conforto
Orador: Darcicly de Souza Junqueira
Diretor de Sede: João Carlos Caron
Diretor de Educação e Assistência Social: Jorge Roberto Scremin

CONSELHO DELIBERATIVO
- Cláudio Antunes
- José Alberto Vieira Resina de Almeida
- Wanderlei Maceno
- Edmur Carlos de Freitas
- Edilberto Possamai
- Richard Kwiecien
- Thomaz J. Bortolin

SUPLENTES DO CONSELHO
- Luís Ewerson Silvério
- Francisco Luís Biudes
- Adalberto Porcides Filho
- Olavo Francisco Rebello Júnior

Comodoro - 2016/2018
Marcos Flávio Malucelli



GALERIA DE COMODOROS DESDE 1960

_______________________________________________________________


Galeria......:

 Desde.......:

NOME

 Comodoros

 1960

GESTÃO
Marcos Flávio Malucelli

Luiz Sguário de Azevedo

Renato Cordeiro
Renato Cordeiro
Renato Cordeiro

2016 a 2018


2014 a 2016



2012 a 2014
2010 a 2012
2008 a 2010
Renato Cordeiro

21/12/2006 a 20/12/2008
Renato Cordeiro

16/12/2004 a 20/12/2006
Cláudio Antunes

03/12/2000 a 15/12/2004
Moacir Lobo

20/12/1997 a 02/12/2000
Pedro Sartorelli

05/12/1992 a 20/12/1997
Sérgio de Mattos

14/12/1990 a 05/12/1992
Luís Felipe da Silva

15/12/1985 a 14/12/1990
Germano Pedrozo dos Santos

05/02/1982 a 15/12/1985
Remi Waldir do Pilar Duszczak

14/12/1980 a 05/02/1982
Luís Felipe da Silva

29/12/1970 a 14/12/1980
Dr. Alcídio Bortolin

31/05/1969 a 29/12/1970
Dr. Rubens de Paula Xavier

10/12/1967 a 31/05/1969
Dr. Sidney Antunes de Oliveira

09/05/1966 a 10/12/1967

João Jazar


29/12/1964 a 09/05/1966
Moacyr França
30/12/1962 a 29/12/1964
Dr. Alcídio Bortolin

18/07/1960 a 30/12/1962








_____________________________________


Contato
Estrada de Barreiros, s/nº
Morretes/Barreiros
Paraná-Brasil
CEP: 83350-000


E-mail Diretoria:

      secretaria@iateclubemorretes.com.br
_____________________________________________
___________________________________
___________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!