sexta-feira, 31 de julho de 2015

Uma breve história do saudoso morretense Honilson Fabris Madalozo

UMA BREVE HISTÓRIA DO SAUDOSO MORRETENSE HONILSON FABRIS MADALOZO.



Honilson Fabris
Madalozo...

Nasceu em Morretes, no dia 09 de maio de 1928, era filho de José Madalozo e de Maria Fabris Madalozo, neto de imigrantes italianos, da região de Vêneto, cidade de Treviso – Itália, filho de agricultores e moradores da localidade de Porto de Cima. 
Em meados de 1940/1941 veio morar no centro do município de Morretes na casa de uma tia, para estudar e aprender o ofício de alfaiate, mais precisamente na alfaiataria do senhor Waldemar, localizada na rua XV de Novembro. Em 1944 foi para Curitiba trabalhar em uma alfaiataria (Tonzacki) situada na Rua Barão do Cerro Azul, defronte a praça XIX de Dezembro, ficando até 1946. Retornando a Morretes, na companhia do senhor Raul Gouveia,  abriram uma alfaiataria na Rua Conselheiro Sinimbu, Sociedade que durou apenas dois meses, tendo Honilson continuado o negócio sozinho (1947).

Com o falecimento do senhor Waldemar, Honilson comprou da viúva o estoque de tecidos e o ponto da rua XV, onde trabalhou até aproximadamente o ano de  1966 com a colaboração de sua irmã Juraci (Lola).

Casou-se em 1959 com Izanete Izabel Bridarolli Madalozo, e teve 03 filhos, a saber: Cintya, Marcos e Tânia.

No mesmo ano de 1966, desanimado com a alfaiataria, pois lhe tinham roubado por três ocasiões, como também, devido as enchentes, acabou perdendo todos os tecidos; então, apareceu a oportunidade de comprar um bar, na rua XV de Novembro, pertencente ao senhor Ivo Robassa.

1º Restaurante Madalozo - Rua XV de Novembro
Assim iniciou a História do Restaurante Madalozo.

Honilson, como não tinha disponibilidade finaceira suficiente na época, procurou o "seo" Evaldo Zilli da sapataria, e contou-lhe da sua intenção em adquirir o bar, se propondo a vender um terreno para conseguir o numerário correspondente ao negócio. Conclusão, "seo" Evaldo comprou o terreno em 28/06/1966, onde hoje é a loja de calçados e, consequentemente,  Honilson comprou o seu tão sonhado bar.
Assim nasceu o BAR E LANCHONETE MADALOZO, com snocker, lanches e muito mais. 
Honilson abria o seu bar bem cedo, para atender o café da manhã aos caminhoneiros que por ali passavam, via estrada da Graciosa.



História comercial do Barreado - O início do prato típico do Paraná servido em Restaurantes.



Barreado - Prato típico do litoral paranaense
A partir de 1971 começou a servir comida italiana e o famoso barreado. 

A clientela era de morretenses, morreteanos e muitos curitibanos. 

No início, o restaurante tinha apenas 15 mesas, e já nessa época, principalmente aos domingos, tinha fila de espera para almoçar.



"Restaurante Madalozo" - Um sonho...
Foi quando, em 1976, recebeu em doação da senhora Paula Bridarolli, tia da D. Izanete, o terreno onde é hoje o RESTAURANTE MADALOZO, na vila Santo Antônio.
Durante o tempo da construção, aproximadamente 2 anos, foi taxado de louco, que morreria de fome por construir em uma Vila.


Restaurante Madalozo - Uma realidade...

Fonte: Restaurante Madalozo
www.madalozo.com.br
madalozo@madalozo.com.br

Endereço:
Rua Almirante Frederico de Oliveira, 16.

Vila Santo Antônio.
CEP: 83350-000
Morretes - Paraná - Brasil

Telefones: (41) 3462-1410 e (41) 9946-2192

____________________________________
_______________________________
__________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sua opinião é muito importante para mim, deixe um breve comentário sobre o assunto aqui postado e faça sua avaliação através de críticas construtivas. Aceito sugestões, desde que sejam convenientes e satisfatórias. Obrigado!